Cinesolar leva numa van a magia do cinema

Post 4 of 266
Cinesolar leva numa van a magia do cinema

O Cinesolar, iniciativa de cinema itinerante que exibe filmes a partir da energia solar, visitou na tarde do ultimo dia 15 de abril a cidade de Jaguariúna, interior do Estado de São Paulo.

O projeto pra lá de inusitado utiliza energia limpa e renovável para exibições de filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade. Tudo funciona a partir de uma van equipada com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas.


evento do cinesolar em 2016
No interior do veículo, há cem assentos para o público, telão com metragem de 200 polegadas, sistema de projeção e som e até um estúdio de gravação. Quando chegam às cidades tudo é retirado da van e o cinema é montado em lugares como praças públicas e quadras esportivas.

O Cinesolar é a primeira iniciativa de cinema itinerante que funciona através de energia renovável, aliando a difusão cultural e meio ambiente. O projeto conta também com o apoio do Solar World Cinema e da fundação Holandesa Doen, promotora da sustentabilidade, cultura e inovação social.

“O Brasil tem um incrível potencial em energias renováveis. E por que não se beneficiar no campo do entretenimento, das artes e da cultura? Nosso objetivo é, além de democratizar o acesso à produção audiovisual nacional, trabalhar com ações sustentáveis que multipliquem a conscientização ambiental e mostrem a força que a energia solar tem por aqui”, diz Cynthia Alario, idealizadora e coordenadora do projeto.

Cynthia Alario - idealizadora e coordenadora do projeto Cinesolar (3)

A ação aconteceu no Parque dos Lagos, e exibiu curtas, com temáticas sustentáveis, voltadas para as crianças. Já a noite, o filme exibido foi o longa-metragem “Xingu”, dirigido por Cao Hamburguer. 

O Cinesolar conta com o patrocínio da CPFL. Este ano, o Circuito CPFL de Arte e Cultura fará sessões de cinema em 60 cidades dos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Ceará.

Informações: Airton Gontow
Fotos: Divulgação

Publicações relacionadas:

MENU