Saraunivida promove contação de história gratuita

Post 2 of 266
Saraunivida promove contação de história gratuita

Neste sábado, 3 de junho, acontece em Valinhos, a partir das 10 horas da manhã o Saraunivida com contação de história para crianças de todas as idades. O evento é gratuito e será realizado na Casa do Contador de Histórias Univida, localizada ano bairro Vale Verde.
 
O Saraunivida promete integrar pais e filhos por meio de histórias encantadas, brincadeiras, espetáculos circenses, ações rítmicas com danças de roda e cirandas cantadas. 

Um dos principais objetivos do Saraunivida é o de resgatar a memória, a história e a identidade de pais e filhos por meio da contação de histórias, um dos mais importantes caminhos de resgate, criação e recriação de identidade dos povos. “Apesar das novas tecnologias, a tradição oral continua com sua força. A cada dia surgem novos contadores de histórias profissionais. Esta profissionalização é extremamente positiva, pois possibilita as crianças um desenvolvimento mais abrangente de habilidades como a linguagem corporal e a experimentação artístico-popular dessa brincadeira educacional. O conto ressurge com intensidade não só nas escolas, mas em vários espaços alternativos e a Univida é um desses espaços”, afirma Suzana Montauriol, psicopedagoga e idealizadora da Univida – Casa do Contador de História.

Foto: Neander Heringer.

Para Suzana, a arte de contar histórias surge como mediadora dos pilares educativos, culturais, artísticos e terapêuticos e também possibilita a experimentação corporal das brincadeiras de roda e a mistura de etnias, que se sustentam na oralidade, transbordante de rimas, adivinhas, trava-línguas, cantigas, mitos e folguedos. “ A contação de histórias também serve para curar. As crianças por exemplo, se amparam nas vivências dos personagens para desenvolver as suas vivências, pois identificam-se com elas. Com isso, elas desenvolvem meios de lidar com seus problemas e dificuldades do dia a dia”, explica Suzana.

Para participar do Saraunivida não precisa pagar nada, basta chegar e deixar se envolver pelo mundo da fantasia.

Serviço

Saraunivida
Local:
Casa do Contador de Histórias Univida

Endereço: Rua Luiz Banhi, 30, Vale Verde, Valinhos
Contato: 19 3881-1133

Publicações relacionadas:

MENU